12.05.2023
Fraude no contrato de locação: cuidado com o roubo de dados e documentação falsa
Ricardo Bortolini|Dir. Exec. Bortolini Imóveis
É fácil descobrir quem não é um bom pagador. Quem ficou devendo em algum lugar pode ter o nome consultado em cadastros como o do Serasa, por exemplo, e os dados vão apontar o quanto é possível confiar nesse cliente. Se ele é mau pagador, possivelmente, não consiga aprovação de contratos ou liberação de crédito. Se for em uma imobiliária alugar um imóvel, pode não ter o contrato aprovado.
Aí, entra o golpe do CPF de terceiro na locação de imóveis. Tem pessoas que querem alugar e já sabem que não vão conseguir aprovação para o contrato na imobiliária, aí, apresenta documento de outra pessoa, muitas vezes de um parente ou amigo, como se ele fosse alugar. Então, quem “aluga” é uma pessoa, mas quem efetivamente está indo morar no local é outra, que está fraudando o sistema.
“Isso é sequestro de dados, burla o sistema, rouba os dados de alguém e se passa por ela. Faz análise de contrato, tem vezes que até subloca o imóvel e o dono do CPF usado muitas vezes nem sabe. Por isso, muito cuidado com quem você deixa o imóvel para alugar. Uma boa decisão pode evitar perdas”, reforça Ricardo Bortolini, diretor e sócio-proprietário da Bortolini Imóveis.
Agora, para evitar as fraudes, há várias tecnologias. Uma delas é o reconhecimento facial. A seguradora Porto (antiga Porto Seguro) tinha entre 5% e 10% das cotações feitas em nome de pessoas que sequer sabiam que a locação estava acontecendo. O responsável por riscos financeiros da Porto, Rodrigo Elorza, aposta na biometria como recurso para combater o risco de fraudes de CPF no aluguel de imóveis.
Cuidados que se pode ter:
- O proprietário do imóvel precisa escolher uma imobiliária que ele confia nos critérios de aprovação utilizados pela empresa.
- O locador deve optar por uma imobiliária que tenha solidez, credibilidade e um suporte eficiente em caso de passar por qualquer tipo de sinistro, inclusive esse acima.
- Todos devem cuidar para quem entrega seus dados para que não estejam envolvidos em golpes.
O que a Bortolini faz:
- Está sempre acompanhando os processos e as tecnologias que ajudam a aprimorar a segurança no processo de locação.
- Não aluga em nome de terceiros. Aceitamos, no máximo, parentesco de primeiro grau para substituir o locatário e, incluímos processos para verificação de que o titular do contrato está ciente da locação.
- Os apartamentos com mobília completa têm análise mais rigorosa. Além da verificação da seguradora, há mais uma análise interna completa para garantir segurança no contrato.