Se você está no início da busca por um imóvel, esse post vai te ajudar a definir melhor o imóvel que cabe no seu orçamento. Afinal, não é só de aluguel que um imóvel é feito! Você também precisa considerar outras despesas comuns que muitos inquilinos esquecem de colocar na conta.
- Condomínio: taxa que você pagará se optar por um apartamento ou por uma casa em condomínio fechado, para a manutenção do condomínio.
- Luz: uma conta que sempre pagará à parte do condomínio e aluguel, de acordo com o que for consumido no mês.
- Água: pode estar inclusa na cobrança do condomínio ou vir à parte.
- Gás: também pode estar incluso no condomínio, caso haja gás central, ou vir à parte.
- IPTU: taxa anual cobrada pela prefeitura que pode ser parcelada durante o ano.
- Seguro Incêndio: ele é obrigatório, pode ser contratado junto com a locação do imóvel e corresponde a uma pequena porcentagem do valor do aluguel.
- Serviços opcionais: aqui entram serviços como internet e tv por assinatura que você pode ou não desejar contratar à parte.
- Seguro Fiança ou Credpago: possuem uma pequena taxa, mas são ótimos serviços para substituir fiadores.
Fique atento ao imóvel que você está alugando! Como dissemos, normalmente essas despesas são cobradas à parte do valor de aluguel, mas, claro, podem haver exceções. Alguns imóveis podem ter atrativos como isenção de IPTU, isenção de condomínio e até mesmo seguro-fiança grátis, por exemplo. Então vale sempre ficar de olho nessas oportunidades que aparecem para garantir uma excelente locação!