Dia 27 de agosto é dia do corretor de imóveis, um profissional fundamental na realização do sonho de muitas famílias e um grande parceiro de quem quer investir. Além de ser um profissional habilitado a intermediar a compra e venda de imóveis, é um profissional ávido por estar sempre ampliando seu conhecimento de mercado. Mais do que entender de imóveis, um bom corretor imobiliário está sempre atento ao universo jurídico, financeiro e econômico, possui conhecimento da estrutura social e geográfica na qual o imóvel está inserido, acompanha as tendências tecnológicas, arquitetônicas e construtivas do mundo todo e, assim, demonstra grande expertise em todo o processo de compra e venda. É um profissional único que está em constante evolução junto ao setor imobiliário, procurando sempre antecipar o futuro para gerar os melhores negócios aos seus clientes.
Geralmente trabalhando dentro de uma imobiliária, o corretor de imóveis atua na área comercial potencializando a estrutura da empresa, assim como aproveitando o leque de possibilidades proporcionadas por ela. Desse modo, pode oferecer uma variedade de serviços, como um melhor encaminhamento da documentação jurídica e financeira, e também uma maior variedade de imóveis no mesmo lugar. Afinal, nos bastidores de uma venda existem muitas vidas sendo impactadas e o corretor de imóveis é um personagem fundamental que trabalha em conjunto com outros profissionais para que tudo saia como planejado.
Antes de escrever sobre a importância do corretor de imóveis, que são muitas, é preciso esclarecer o risco de não tê-lo. Embora o mercado imobiliário seja um dos mais sólidos e seguros para se investir, ainda existem muitos negócios que podem vir a se tornar uma verdadeira dor de cabeça, caso não haja a devida orientação. Isso porque, à primeira vista, fechar negócio direto entre vendedor e comprador parece ser a alternativa mais econômica em relação a outros formatos de compra e venda. No entanto, olhando de perto não é bem assim. A expertise de um profissional qualificado, credenciado no CRECI e com conhecimento de mercado evita que, por exemplo, um imóvel seja negociado com pendências ou por um preço fora do que é praticado. Desse modo, sem a ajuda de um corretor o risco de fechar um negócio frágil e inconsistente, torna- se muito maior.
Falar em corretor de imóveis é falar sobre sonhos e suas realizações. Mesmo para investidores que não têm a pretensão de morar no imóvel adquirido, de algum modo, ele vai ser uma peça importante na realização de outros objetivos. Mais que um produto, casas, apartamentos, terrenos, imóveis de maneira geral são geradores de valor para quem os compra ou vende, portanto, dizem respeito ao lugar que você passa a ocupar dentro da sociedade sempre que os negocia. A importância do corretor imobiliário está diretamente relacionada à responsabilidade que esse profissional tem diante dessa condição. As chances de estar mais próximo da realização de seus sonhos, e desse modo, desfrutar de uma melhor condição de vida, serão maiores com a parceria de um corretor de imóveis.
Se como dizem por aí, tempo é dinheiro, podemos dizer que o corretor de imóveis está sempre à frente do seu tempo, antecipando possíveis problemas, agilizando e, mediando a negociação de maneira justa possibilitando que ambas as partes saiam satisfeitas, economizando seu tempo e seu dinheiro de uma forma inteligente. Por representarem um papel tão importante na vida de tantas pessoas, nada mais justo do que felicitar todos os corretores de imóveis que são chave para a realização de sonhos e para o desenvolvimento de toda a sociedade.