Quando pensamos em alugar, logo lembramos dos tradicionais fiadores, modalidade de garantia mais utilizada na locação de imóveis. No entanto, indicar fiadores, além de ser mais burocrático, é algo delicado, que exige um certo grau de confiança entre as partes envolvidas. Além de precisar reunir toda a documentação das partes envolvidas, seus fiadores precisam saber que, em caso de inadimplência, serão os primeiros acionados para o pagamento do aluguel e de outras obrigações.
Um comprometimento um pouco delicado, tanto para inquilinos, quanto para fiadores, não acha? Mas a boa notícia é que existem outras alternativas, muito mais atrativas e cheias de vantagens. Confira agora algumas delas:
Seguro Fiança
O seguro-fiança é a modalidade mais prática para quem não quer perder tempo, pois a análise de crédito junto à seguradora é muito rápida. Em poucos minutos você já pode ter o seu cadastro aprovado e dar continuidade no contrato de aluguel. O valor do seguro é mensal e sua taxa parte de 5.9% do valor do aluguel, podendo variar de acordo com o tipo do imóvel e a análise do cadastro. Mas pagar pelo seguro fiança não é sua única opção!
Título de Capitalização
Essa é uma opção bem indicada se você possui uma reserva financeira que não pretende utilizar por um bom tempo. Funciona como uma espécie de investimento, em que você aplica um valor correspondente a 12 meses do valor do aluguel que poderá ser utilizado pela imobiliária no caso de inadimplência. Esse dinheiro fica rendendo todo mês, durante o período da locação e, ao final do contrato, caso não tenha sido utilizado para cobrir o pagamento do aluguel ou de reparos no imóvel, é devolvido integralmente e com todos os seus rendimentos.
E aí, qual opção se encaixa melhor com o que você procura? Se você ainda tem dúvidas sobre como alugar aqui na Bortolini, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre documentos necessários e sobre o contrato de locação.