Dividir o imóvel com um amigo ou uma amiga é algo muito comum hoje em dia, porém, precisa de atenção para não cair em nenhuma roubada. É que mesmo parecendo algo muito simples, se apenas um se responsabilizar pela locação do imóvel, essa prática pode ser considerada uma sublocação do imóvel.
1. O que é sublocação de imóveis
A sublocação nada mais é do que alugar um imóvel em seu nome e sublocar para uma ou mais pessoas que também irão morar no imóvel. Essa prática até é prevista por lei, porém, é pouco utilizada na locação de imóveis, pois precisa seguir várias regras para não prejudicar nenhuma das partes envolvidas.
2. Quando ela é proibida
A sublocação do imóvel só pode ser feita com autorização expressa do proprietário do imóvel. Caso contrário, ela está proibida e pode resultar em multas e despejo. Nos contratos de locação da Bortolini Imóveis, por exemplo, a sublocação não é permitida.
3. Mesmo assim você pode dividir o imóvel com alguém
Para que você possa dividir o imóvel com alguém sem que isso se confunda com a sublocação, não deixe nenhum morador de fora do contrato. Coloque todos como titulares da locação, pois, assim, todos terão oficialmente todas as suas responsabilidades compartilhadas e você não correrá risco de sofrer multa ou despejo.
4. A importância de compartilhar as responsabilidades
Incluir as pessoas que irão dividir o imóvel não é importante somente para diferenciar a prática da sublocação de imóveis, como também para que você não assuma os riscos sozinho. Os riscos mais comuns, obviamente, são os financeiros. Imagine que todos resolvam deixar o imóvel e só fique você, com todas as despesas, incluindo com a responsabilidade de devolver o imóvel nas mesmas condições que você encontrou. Nada legal, não é mesmo?
Agora, se você já alugou o imóvel e não incluiu os moradores no contrato, ainda dá tempo! Entre em contato com a sua imobiliária e busque informações para regularizar a sua situação.