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05.05.2018

Passo Fundo na tendência mundial de compartilhar espaços

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As habitações próprias atenderam a necessidades específicas das famílias, mas a vida em comunidade também tem ascendido no século XXI. Uma alternativa de moradia particular e que, ao mesmo tempo, permite que os moradores possam socializar é conhecida como coliving. Baseada na integração, colaboração e sustentabilidade, essa tendência, originada a partir de uma confluência de fenômenos, tem atraído especialmente o público jovem.
Edifícios coliving, por exemplo, possuem apartamentos que atendem às particularidades de cada morador e áreas de uso compartilhado, como cozinha e espaços direcionados ao lazer. Como explica a doutora em arquitetura Andrea Mussi, esse modelo de moradia preserva a personalização e, ao mesmo tempo, permite os benefícios de viver em comunidade. “A vida em comunidade tem se perdido ao longo da história, por diversos motivos. Porém, vivemos numa época em que a solidão está afetando muitas pessoas, pela diversidade de oportunidades de escolha. Esse compartilhamento acaba se tornando interessante para aquelas que buscam economia aliada a uma filosofia de sustentabilidade e de união de esforços em prol de uma melhor qualidade de vida”, afirma.
Se está parecendo difícil de assimilar o termo a um exemplo, avisamos que não é preciso ir tão longe para que um imóvel coliving seja encontrado. Em Passo Fundo, numa das ruas mais conhecidas, é construído o Mood Independência, que, além de ser composto por apartamentos bem peculiares, conta com inúmeros espaços que poderão ser utilizados por todos os moradores.


São cerca de 590 metros quadrados de área compartilhada, incluindo salão de festas, bar gourmet, oficina, lavanderia, lounge, academia e bicicletário. Esses espaços complementam os apartamentos, que contam com quarto, sala, cozinha e banheiro e que variam de 55 e 79 metros quadrados de área global.
De acordo com o diretor de negócios da MML – empresa que idealizou o empreendimento –, Manolo Frediani de Lima, o Mood foi desenvolvido para atender especialmente às necessidades dos jovens, que, em sua maioria, correspondem a um público social, que gosta de espaços compartilhados e prefere imóveis funcionais. “Quando negociamos o terreno, fizemos muitas pesquisas sobre a geração Millennium.

A cidade de Passo Fundo tem bastante esta característica: jovens provenientes de outras cidades da região vindo morar aqui para estudar e se profissionalizar. Com um empreendimento bastante central, no coração da rua mais boemia da cidade, nossa ideia era inovar e trazer a nossa cidade essa tendência de moradia”, explica.

 


O Mood, segundo Andrea, se encaixa na maioria das vantagens existentes em imóveis coliving. Além da praticidade de apartamentos mobiliados e com características distintas, o imóvel é próximo de todos os lugares necessários para a o dia a dia de seus moradores, como mercados, farmácias e instituições de ensino. Para a arquiteta, o empreendimento aproveitou o contexto urbano desenhado no município, sendo pioneiro na região. “A cidade possui uma comunidade estudantil universitária que já pratica muito dos benefícios descritos, porém, sem uma organização, uma mediação que potencialize a aproximação entre as pessoas e que, inclusive, pode estimular a sua permanência na cidade e a geração de parcerias de negócios”, avalia.
Neste momento, as obras do Mood apenas iniciaram. Mas há provas de que o empreendimento já foi bem aceito pela experiência que pode oferecer aos seus futuros moradores. Nos primeiros cinco meses de comercialização, cerca de 60% dos imóveis foram negociados. O sucesso também é reconhecido por meio de uma premiação da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS): a do produto mais inovador do mercado em 2017.

A personalização

A exclusividade também foi pensada para o Mood, que conta com oito modelos de plantas. Entregues mobiliados, os 117 apartamentos têm quarto-sala, banheiro e espaço para cozinha que podem seguir três tipos de decoração: a minimalista, a rústica e a pop industrial.
O diretor de negócios da MML afirma que o objetivo é ir além do que é oferecido em outros empreendimentos. Ao efetuar a compra, na imobiliária Bortolini, os clientes podem escolher o mobiliário e os acabamentos, como piso, paredes e tampos, de acordo com o estilo que mais o agrada. “Na prática, isso significa mais valor entregue ao cliente. O proprietário do Mood já tem vantagens se comparado aos de outros imóveis, com um valor de investimento bastante atrativo para um imóvel inovador, muito bem localizado, funcional e que é entregue pronto para morar. Podemos dizer que o cliente economiza dinheiro e tempo”, identifica Manolo.


 

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