15.09.2025
Construimóveis 2025: especialistas no mercado imobiliário analisam o papel do corretor de imóveis

Comunicação Bortolini|Equipe de mkt

Com a crescente evolução tecnológica, o corretor de imóveis é uma profissão que vem passando por diversas transformações. Se antes da popularização da internet e redes sociais, o profissional detinha todas as informações sobre o imóvel a ser negociado, atualmente essas informações estão presentes no domínio público, podendo ser facilmente acessadas pelo cliente e pela população em geral.
Mudanças como essas vêm gerando reflexões sobre qual é o papel do corretor de imóveis hoje em dia e no futuro. E esse tema foi abordado durante a Construimóveis 2025, em palestra realizada no Espaço UPF. Fizeram parte do painel os membros da diretoria do Hub Imobiliário, Ricardo Bortolini – também CEO da Bortolini Imóveis, César Santos e Emerson Ferrão.
O corretor de imóveis atualmente
“Hoje, na minha visão, o corretor ainda possui um papel mais comercial, voltado a vendas e ao intermédio de negócios”, pontuou Ricardo Bortolini.
César Santos trouxe uma visão complementar. Para ele, a importância do corretor também passa pela gestão do negócio, mas vai além disso.
“Ele tem um papel de conduzir toda a negociação, com credibilidade, do início ao fim. Mas também precisa entender todo o custo daquele empreendimento que está sendo construído, desde insumos e qualificação do engenheiro e arquiteto, até a parte tributária e de legislação”, opinou.
Transformação para o futuro
Segundo César, as imobiliárias estão passando por uma rápida transformação digital, potencializada pela pandemia. “O corretor deve entender isso e não ser um mero “passador” de informações de imóveis”, citou.
Para Ricardo, essas transformações apontam para um futuro em que o corretor imobiliário assume um papel mais consultivo, construindo relacionamentos tanto quanto negócios.
“Com a quantidade de informações que os clientes já possuem, o corretor tem que se transformar em um agente mais consultivo, entendendo a realidade do cliente, indicando opções para ele e sabendo conduzi-lo nessa jornada do mercado imobiliário.”
Um aspecto importante do perfil do corretor no futuro, segundo Ricardo, é o emocional – que também faz parte desse perfil de consultor, mencionado por ele.
“Muito mais do que de imóveis, este é um negócio de pessoas. Então o corretor precisa entender dos sentimentos, necessidades e sonhos do cliente na aquisição ou locação do imóvel, seja para moradia ou investimento”, destacou.
Emerson Ferrão, um dos palestrantes no painel, também abordou sua visão sobre o tema.
— Se o corretor trabalhar unicamente pela venda, ele irá focar apenas nas cifras envolvidas. Mas, para o cliente, não é isso que mais importa. Talvez essa seja uma das maiores decisões que ele terá de tomar naquele momento de vida. Então, o corretor ajuda o cliente a escrever a primeira página da história dele com o imóvel, em que se constrói a própria história dele e da sua família — explicou.
Construimóveis 2025 chega ao fim com empreendimentos de destaque e público recorde
Segundo o Sinduscon Passo Fundo, o evento contou com uma grande participação do público e de negócios. A feira, que durou nove dias, contou com diversos empreendimentos de destaque em Passo Fundo e região. Dentre eles, se destacam:
-
• ICON ECB, complexo de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão;
-
• Noah Reserva Natural, condomínio fechado com mais de 90 mil m² de Mata Atlântica preservada e quase 9 mil m² de lazer;
-
• Horizon Residence, empreendimento de 2 e 3 dormitórios com suíte que entrega mais de 2,1 mil m² de opções de lazer e bem-estar na Cidade Nova;
-
• Moving Square, que apresenta 5 opções de plantas para os mais diferentes perfis de vida urbana;
-
• Stark Boulevard, que terá duas torres de apartamentos e espaços para áreas comerciais.
“Esta edição da Construimóveis nos surpreendeu positivamente. Os expositores investiram bastante em seus estandes, trazendo uma experiência totalmente diferente para os consumidores que visitaram o evento”, cita Ricardo.
Os produtos expostos, conforme o CEO da Bortolini Imóveis, também elevaram o nível da feira. “Muitos lançamentos de porte relevante, em áreas importantes da cidade. São empreendimentos que estão transformando Passo Fundo”, menciona.
Para Ricardo, o balanço final do evento é positivo. “Apesar de um mercado mais desafiador, concluímos a Construimóveis 2025 com um resultado positivo.”
Adicionar Comentário
Artigos Relacionados

Número de corretores no país cresceu mais de 4...

Minha Casa Minha Vida Faixa 4 impulsiona lança...

Bortolini e MGF viabilizam mega grupo de finan...
