Entrar Área para sua lista de imóveis desejados, acionar alertas de interesse e conhecer melhor nossos serviços.

27.01.2022

Pensando em financiar um imóvel em 2022?

Compartilhar

Pensando em financiar um imóvel em 2022?

Todo começo de ano traz consigo o desejo de realizar novos sonhos. Para os brasileiros, um dos maiores sonhos é a compra do próprio imóvel e, consequentemente, a fuga do aluguel. Adquirir um imóvel, no entanto, é uma tarefa que exige uma certa resiliência e organização financeira por parte do comprador. Diante da dificuldade em acumular uma grande quantia para a compra à vista, o financiamento acaba sendo a saída encontrada para adquirir ou trocar de imóvel. Isso se reflete no aumento constante do número de financiamentos. Entre janeiro e novembro de 2021 houve um aumento de 116% no volume de imóveis financiados com recursos da poupança, segundo a ABECIP. A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira mais atuante no mercado imobiliário, oferecendo modalidades de crédito com juros bastante atrativos, assim como condições de acesso mais favoráveis.

Mesmo com a oferta de crédito tendo aumentado nos últimos anos, o consultor de financiamentos da Bortolini Imóveis, Cristian Trilha, afirma que é preciso planejamento para financiar um imóvel. “Primeiro é necessário comprovar renda suficiente para fazer a aquisição, pois a parcela do financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda mensal da família”. Ou seja, quanto maior a renda familiar, maior também será o valor do imóvel que você poderá financiar. 

Trilha explica que o prazo para pagamento é de até 35 anos, mas que o financiamento pode ser quitado antes disso, se houver planejamento por parte do comprador. “Durante a vigência do contrato, o cliente pode se programar para realizar amortizações periódicas, que abatem o saldo devedor reduzindo o custo que ele teria se ficasse pagando durante tantos anos. Ainda que tenham aumentado em relação ao último ano, as taxas de juros continuam atrativas para quem deseja financiar um imóvel próprio. “As taxas de juros atualmente giram em torno de 8,3 a 9% ao ano, variando de acordo com a instituição financeira e com o tipo de relação que o cliente possui. Quanto maior a relação, melhores são as condições oferecidas pelos bancos”, afirma Trilha.

A escolha entre um imóvel novo ou usado também interfere nas condições de financiamento. Imóveis novos podem ter até 80% do seu valor financiado, sendo necessário, portanto, uma entrada de 20%. Já alguns imóveis na planta também podem ser financiados em até 90%, restando apenas 10% de entrada. Imóveis que forem adquiridos diretamente com a construtora podem ter o saldo devedor financiado após a entrega do empreendimento. Um meio de facilitar o acesso ao financiamento é o uso do FGTS. Ele pode ser utilizado para constituir parte ou a totalidade do valor de entrada e também pode ser utilizado na amortização ou na quitação da dívida.

Uma dica para quem quer adquirir um imóvel em 2022 é pensar primeiramente na entrada, estimar o valor do imóvel que é possível adquirir com a renda atual e guardar pelo menos 20% para a entrada. Além do saldo do FGTS, é possível completar o valor de entrada com suas próprias economias, então uma boa dica para iniciar o planejamento é reservar qualquer dinheiro extra que esteja previsto para 2022. Férias, comissões, gratificações e 13º salário, são exemplos que podem reforçar a poupança e ajudar na aquisição de um imóvel. 

Para conhecer as taxas e escolher a linha mais adequada ao seu perfil de compra, procure um profissional especializado em financiamentos imobiliários. A Bortolini Imóveis além de contar com mais de 1.800 imóveis à venda, também possui um correspondente bancário que facilita todo o processo de financiamento do seu imóvel. Entre em contato e saiba como funciona: www.bortoliniimoveis.com.br ou (54) 3313-4504.


 

Adicionar Comentário

Artigos Relacionados

Deixa na Borto que dá Negócio: campanha da Bortolini Imóveis busca acelerar vendas e locações de imóveis no mês de agosto

Deixa na Borto que dá Negócio: campanha da Bor...

ARBO apresenta Conceito Urban Resort

ARBO apresenta Conceito Urban Resort

Pulse: o imóvel pensado para você lucrar com a locação

Pulse: o imóvel pensado para você lucrar com a...

Fuja dos riscos de perder um imóvel

Fuja dos riscos de perder um imóvel