
O melhor momento para comprar seu imóvel é agora! Quem acompanha a economia regularmente sabe que ela é formada por uma série de ciclos, e que a depender do momento, esses ciclos podem lhe oferecer melhores ou piores condições de acesso à bens e serviços. Mesmo você não sendo um investidor é imprescindível estar atento às taxas de juros e a influência que elas têm no seu dia a dia.
Embora um de nossos principais marcadores, a taxa Selic, tenha atingido o menor índice da história ficando em 2% entre agosto de 2020 e março de 2021, voltou a subir a partir de abril, estando hoje, após seu terceiro aumento, em 4,25%. A taxa Selic é a taxa que serve como base para investimentos em renda fixa, e também, em operações de crédito como o financiamento imobiliário. De acordo com especialistas, essa crescente tende a se manter até o fim do ano, estima-se que o índice deva bater 6,25%. Mas o que isso quer dizer na prática?
Num primeiro momento é preciso ter em mente que mesmo com o aumento da Selic o mercado imobiliário segue sendo atrativo, pois o impacto das mudanças não é imediato e o setor é sólido. Analistas mais otimistas sugerem que o efeito pode ser justamente o contrário do que a opinião pública espera, admitindo uma queda das taxas de financiamento a médio e longo prazo, nesse sentido, mesmo que a Selic suba o ambiente ainda é favorável aos financiamentos. Ainda é preciso levar em conta que mesmo com a estimativa máxima de aumento até o fim do ano, a taxa ainda continua sendo uma das mais baixas da história.
No entanto, é necessário ficar atento pois o mercado tem reagido às baixas e os preços dos imóveis já estão subindo. Se você está pensando em comprar um imóvel, a janela de oportunidades que se abre nos próximos meses é o momento oportuno. Aproveitar hoje a oportunidade de encontrar o imóvel que irá mudar a sua vida fará com que seu “eu” do futuro te agradeça. Isso porque embora as taxas subam, os bancos não costumam repassar imediatamente, quem subir agora correrá o risco de perder clientes para a concorrência. Mas isso não significa que as coisas não venham a mudar no próximo ano.
Agora, se você já está economizando e pretende comprar um imóvel à vista, não vale a pena esperar mais, vai ser muito difícil algum investimento ter uma rentabilidade superior ao valor pago em juros no financiamento. Para quem quer fugir do aluguel, tem dinheiro no FGTS, esse é o momento ideal, pois as parcelas ficam muito próximas do valor do aluguel e os valores de crédito são maiores. Se você já decidiu pela compra, pode simular os valores de acordo com os seus rendimentos no site da Bortolini, assim você pode encontrar as melhores possibilidades de compra e as melhores condições de pagamento em um único lugar.
Adicionar Comentário
Artigos Relacionados

Deixa na Borto que dá Negócio: campanha da Bor...

ARBO apresenta Conceito Urban Resort

Pulse: o imóvel pensado para você lucrar com a...
